O mercado de trabalho está cada dia mais exigente, tanto em relação aos candidatos, quanto à relevância e atratividade que um currículo deve apresentar.
Para que serve um currículo?
O currículo é um documento que apresenta todo o seu histórico profissional, incluindo escolaridade, objetivos, experiências, qualificações e demais informações adicionais que podem complementar ou embasar com o seu objetivo profissional.
Visando que esta apresentação profissional é sua peça de marketing pessoal, o ideal é que seja montado com precisão e calma, desta forma ele ficará mais adequado e assertivo para ser apresentado aos recrutadores.
Dados importantes: Antes de elaborar o seu currículo ou portfólio tenha em mãos as datas de início e saída de empregos anteriores, cursos e demais informações acadêmicas e documentos caso seu currículo seja aplicado em sites profissionais.
Vale lembrar que o recrutador tem olhar crítico, por isso, o seu currículo deve estar escrito de forma clara e objetiva e antes de finalizar não deixe de revisa-lo várias vezes para que nenhum erro de português, concordância ou digitação passe despercebido.
OBS: Se possível, antes de publicar ou finalizar o seu currículo, peça que outra pessoa releia o arquivo para garantir maior eficiência e diminuir a margem de erro de ortografia ou concordância.
Como elaborar um currículo para o primeiro emprego
O primeiro emprego é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho por isso a montagem de um currículo sem experiência profissional deve ser bem elaborado e voltado para as suas qualificações.
Primeiramente insira seus dados pessoais, como nome, idade etc. Em seguida insira o seu objetivo, ou seja “com o que deseja trabalhar?”, coloque suas qualificações, cursos que realizou, colégio e também pode fazer uma descrição das atividades que já participou ou ainda participa como atividades voluntárias, grêmio estudantil, projetos que gerenciou entre outros.
E não se esqueça de detalhar as suas funções dentre cada atividade realizada.
Quais são os principais erros encontrados?
Muitos recrutadores se deparam com currículos incompletos e faltando informações como nome, idade, dados de contato, objetivo e demais qualificações.
Se atente a cada detalhe no momento da elaboração do mesmo e certifique-se que o recrutador conseguirá te encontrar e ter acesso rapidamente os dados relevantes a vaga.
OBS: Estas informações são fundamentais para que o recrutador se interesse na abertura de seu currículo.
Candidate-se apenas as vagas que estão de acordo com a suaformação
Nos sites profissionais ou de recrutamento você irá se deparar com um enxoval de vagas na sua área, entretanto, é muito comum que o descritivo de seu currículo não tenha todas as competências que determinados cargos exigem, ou seja, se atente as oportunidades nas quais você pretende se candidatar.
O que não inserir em seu currículo?
Dados como (RG, CPF, Carteira Profissional, Título de Eleitor ou Habilitação) não são tão relevantes quando se está em um processo de seleção, afinal ao ser contratado, precisará apresentar seus documentos ao setor de Recrutamento e Seleção.
Foto
A foto não é necessária e só deve ser enviada caso a empresa pedir, e lembre-se que se for a fotografia for solicitada, esta não deve ser a mesma de seu perfil nas redes sociais.
Fonte: https://carreiras.empregos.com.br/
Comments